Correção de divertículos uretrais

Divertículos uretrais são dilatações anormais da uretra. Ocorrem mais comumente em mulheres e ser congênitos ou adquiridos após o nascimento. Podem aparecer após a inflamação e drenagem de uma glândula de skene para a uretra.

Costumam se apresentar como “bolas” na parede vaginal anterior e podem não complicar. Porém, é possível ocasionarem infecções urinárias de repetição ou infeccionarem o divertículo com saída de secreção purulenta pela uretra.

A correção dos divertículos é realizada através de cirurgia por via vaginal, combinada com cirurgia endoscópica onde uretra e bexiga são avaliadas por dentro através de uma microcâmera (cistoscopia). Muitas vezes é necessário rodar retalhos de tecidos adjacentes para evitar complicações.

A uretra é um tecido muito delicado e precisa de repouso e cuidado para sua cicatrização perfeita para não haver complicações. Assim sendo, há a necessidade de uso de sonda vesical de demora no pós-operatório. O tempo de uso da sonda vai depender do tamanho, localização e friabilidade dos tecidos, mas, em média, usa-se a sonda de três a dez dias.

Preencha o formulário abaixo para prosseguir com o agendamento da sua consulta

O xixi tá escapando?

Saiba a classificação da sua incontinência urinária e as formas de tratamento.